Citações
relembrando algumas citações postadas no blog antigo que foram referenciadas no meu trabalho final de graduação...
Citações:
Um profissional deve reunir competências de alguém que elabora conceitos e executa-os: ele identifica o problema, apresenta-o, imagina e aplica uma solução e, por fim, garante seu acompanhamento (...) ele deve construí-la {a solução do problema} constantemente ao vivo. (PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre:Artmed, 2002, p. 11)
A humanidade chegou numa encruzilhada ético-político, e ao que tudo indica não encontrará saídas para sua sobrevivência, como espécie ameaçada por si mesma, enquanto não construir consensos sobre como incentivar conjuntamente nosso potencial de iniciativas e nossas frágeis predisposições à solidariedade. (ASMANN, Hugo. Reencantar a educação. São Paulo: Vozes, 1998, p.28)
Não existimos, co-existimos, com-vivemos e co-mungamos com as realidades mais imediatas. (BOFF, Leonardo. Saber cuidar – ética do humano – compaixão pela terra. Vozes, Petrópolis, 2004, p.118)
Há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir além da leitura, ficam apegados à página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa. (SARAMAGO, José. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 77)
O conhecimento pertinente é o que é capaz de situar qualquer informação no seu contextoe, se possível, no conjunto em que está inserido. O conhecimento progride não tanto por sofisticação, formalização e abstração, mas principalmente, pela capacidade de contextualizar e englobar. (MORIN, Edgar. Cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Batrand Brasil, 2000, p.15)
não é a convicção que as coisas vão dar certo, mas a certeza de que as coisas têm sentido, como quer que venham a terminar. (CAPRA, Fritjef. As conexões ocultas - ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002, p. 272-279)
Pulsões biológicas e cósmicas determinam a marcha da humanidade e nela somos todos seres aprendentes, de tal forma que cada geração é o patamar sobre o qual repousa a seguinte e cada uma é apenas uma etapa na longínqua viagem da ascendência da consciência humana. (CARNEIRO, Roberto. Fundamentos da educação e da aprendizagem - 21 ensaios para o séc XXI. Vilanova de Gaia: EML, 2001, p.30)
Citações:
Um profissional deve reunir competências de alguém que elabora conceitos e executa-os: ele identifica o problema, apresenta-o, imagina e aplica uma solução e, por fim, garante seu acompanhamento (...) ele deve construí-la {a solução do problema} constantemente ao vivo. (PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre:Artmed, 2002, p. 11)
A humanidade chegou numa encruzilhada ético-político, e ao que tudo indica não encontrará saídas para sua sobrevivência, como espécie ameaçada por si mesma, enquanto não construir consensos sobre como incentivar conjuntamente nosso potencial de iniciativas e nossas frágeis predisposições à solidariedade. (ASMANN, Hugo. Reencantar a educação. São Paulo: Vozes, 1998, p.28)
Não existimos, co-existimos, com-vivemos e co-mungamos com as realidades mais imediatas. (BOFF, Leonardo. Saber cuidar – ética do humano – compaixão pela terra. Vozes, Petrópolis, 2004, p.118)
Há quem leve a vida inteira a ler sem nunca ter conseguido ir além da leitura, ficam apegados à página, não percebem que as palavras são apenas pedras postas a atravessar a corrente de um rio, se estão ali é para que possamos chegar à outra margem, a outra margem é que importa. (SARAMAGO, José. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 77)
O conhecimento pertinente é o que é capaz de situar qualquer informação no seu contextoe, se possível, no conjunto em que está inserido. O conhecimento progride não tanto por sofisticação, formalização e abstração, mas principalmente, pela capacidade de contextualizar e englobar. (MORIN, Edgar. Cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Batrand Brasil, 2000, p.15)
não é a convicção que as coisas vão dar certo, mas a certeza de que as coisas têm sentido, como quer que venham a terminar. (CAPRA, Fritjef. As conexões ocultas - ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002, p. 272-279)
Pulsões biológicas e cósmicas determinam a marcha da humanidade e nela somos todos seres aprendentes, de tal forma que cada geração é o patamar sobre o qual repousa a seguinte e cada uma é apenas uma etapa na longínqua viagem da ascendência da consciência humana. (CARNEIRO, Roberto. Fundamentos da educação e da aprendizagem - 21 ensaios para o séc XXI. Vilanova de Gaia: EML, 2001, p.30)
your blog is very nice
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