MEC vai corrigir nota de escolas no Enem

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve alterar, na segunda quinzena do mês, médias de escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 que apresentaram problemas de dados. O processo será possível devido ao Inep ter aberto prazo para que as instituições corrijam informações erradas.

Aprimeira divulgação das médias, em 28 de abril, causou rebuliço na direção de uma instituição de ensino privada de Porto Alegre. Posicionada entre as oito primeiras melhores escolas em 2007, o Colégio Monteiro Lobato, do bairro Boa Vista, não ficou nem entre as primeiras 90 na edição de 2008. A direção acredita que possa ter sido prejudicada por um problema de estudantes inscritos no exame como se fossem da escola.

– Em março, o Inep nos avisou sobre a possibilidade de correção na listagem de alunos que fizeram o Enem em 2008 pela nossa escola, informando um site e uma senha para isso. A gente constatou 10 alunos que não eram nossos. Tentamos excluí-los, mas não conseguimos – relata a diretora do Ensino Médio, Maria Alice Rodrigues Lobato.

A direção do Monteiro Lobato conta que tentou entrar em contato com o Inep, mas só obteve retorno depois de divulgadas as médias. A assessoria de imprensa do instituto ainda estuda a origem do erro, mas confirma que os 10 alunos não eram da escola.

– O que mais nos importa é obtermos um resultado que corresponda à realidade – ressalta Maria Alice.

O diretor do Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho, Waldir Scheuermann, afirma ter tido o problema contrário: falta de estudantes inscritos. De 43 alunos participantes no Enem, Scheuermann constatou apenas nove na listagem. Com isso, o Sinodal Rui Barbosa nem obteve nota, pois é preciso ter ao menos 10 participantes concluintes presentes no exame para ter média calculada. O caso da escola de Carazinho ainda não foi avaliado pelo Inep por não ter sido oficialmente comunicado pelo colégio.

O Inep informa que outras escolas com problemas devem verificar a relação de estudantes considerados para cálculo de suas médias no Enem e corrigir seus eventuais erros no envio de informações até o dia 15. Para tanto, o Inep disponibilizou um sistema de consulta restrito em www.enem.inep.gov.br/consulta–escola

Comentários

Postagens mais visitadas