Fontes de tranquilidade

O que você come pode ajudar a manter regulados os níveis de estresse. Conheça algumas substâncias que colaboram para isso e fique calminho, calminho
por Leonardo Guariso


MANTENHA A CALMA
Dentre as substâncias tidas como relaxantes, é a biotina. Ela é uma vitamina hidrossolúvel que faz parte do complexo B, bastante estável aos processos de cozimento e industrialização alimentar, porém, suscetível à oxidação. Esse nutriente (encontrado na gema do ovo) também age diretamente no cérebro como um tipo de calmante, fazendo que o órgão funcione numa boa. A melhor notícia, entretanto, é que há estudos que demonstram, ainda, sua função no tratamento do mal de Alzheimer.



E se você está estressado e costuma dispensar aquela saladinha na refeição, é melhor reconsiderar. Na alface está presente a lactucina, um composto reconhecido por induzir o sono. "Claro que a simples ingestão do alimento pode não fazer qualquer efeito caso a pessoa esteja cercada de comportamentos estressantes", explica a nutricionista Roseli Rossi. Em outras palavras, a alimentação pode auxiliar (bastante) a promover a tranquilidade, mas isso também depende dos hábitos de cada um.
Quem pratica exercícios físicos, por exemplo, tem ótimas chances de manter o corpo relaxado. É claro que tudo depende da intensidade e duração dos movimentos, mas, no geral, são bem-vindos. Para os adeptos de atividade, aqui vai uma dica: coma mais magnésio. Ele é um mineral que ajuda no relaxamento muscular e nervoso. A sugestão também vale para os menos esportistas, portanto, castanha-do-pará, soja e brócolis são boas fontes dessa substância.
Outro mineral que também tem ação calmante é o selênio (considerado um antioxidante, aliado no combate dos radicais livres). Isso porque ele é convertido em triptofano, que, por sua vez, é transformado em serotonina. "Baixos níveis de serotonina podem estar relacionados a alterações no sono", conta Bottoni.
E o maracujá?
O maracujá, não, mas as folhas e a raiz possuem isovitexina e crisina, flavonoides que possuem efeito calmante sobre o sistema nervoso central. O chá da folha, inclusive, é muito indicado para controlar a ansiedade.
CHÁ PARA RELAXAR
Há milênios a bebida é utilizada para acalmar os ânimos. O chá de camomila (Matricaria chamomilla L.) é um dos mais conhecidos pela medicina popular. De acordo com a nutricionista Maria Alice Raya, da Clínica Aluani (SP), "a ação tranquilizante da planta é derivada da epigenina, um tipo de flavonoide". Duas xícaras da bebida por dia são o suficiente para sentir o efeito (o mesmo para o chá de erva-cidreira).
O preparado de raiz valeriana (Valeriana Officinalis), muito utilizado no tratamento de fadiga e insônia, é outra opção relaxante. Aqui, contudo, é necessário atenção. O tubérculo possui atividade sedativa devido à presença de sesquiterpênicos, por isso, seu uso só deve ser feito sob prescrição médica.E quanto ao ginseng, é verdade que ele tem efeito calmante? "Tradicionalmente, a raiz ajuda o organismo a adaptar-se ao estresse e melhorar o cansaço", afirma o nutrólogo Bottoni. O alimento tem substâncias que podem favorecer um efeito relaxante, melhorando a disposição.

Suco calmante
Ingredientes
1 copo de água
½ maçã
1 talo de salsão
4 folhas de alface
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.
Rendimento
1 copo
Suco calmante para a gravidez
Ingredientes
1 cenoura cortada em rodelas
Suco de ½ limão
1 pires de alface rasgadas com a mão
2 talos de salsão
½ copo de água
1 copo de gelo
1 copo de suco de tomate
½ maçã cortada em cubinhos
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Rendimento
1 copo

Comentários

Postagens mais visitadas