Nova Pirâmede Alimentar

ara obter todos os nutrientes necessários à saúde é preciso consumir grande variedade de alimentos em uma quantidade adequada. Por isso, os nutricionistas criaram a Pirâmide dos Alimentos. Com ela, se aprende a comer de tudo na proporção certa.

A pirâmide já passou por várias transformações e, em 2005, inovou ao indicar um maior consumo de frutas e vegetais, um menor consumo de cereais, com preferência aos integrais, e a recomendação de carnes mais magras, laticínios com baixo teor de gordura e gorduras saudáveis como o azeite.

Algumas recomendações da nova pirâmide alimentar

- Consumo maior de carnes brancas como peixes, ricos em ômega 3, gordura considerada do bem.

- Consumo de castanhas, nozes, sementes, feijões, soja, alimentos ricos em minerais e gordura monoinsaturada. Neste grupo destaca-se ainda a presença da soja, rica em antioxidantes, isoflavonas, ômega 3 e omega 6.

- Presença dos alimentos integrais na maioria das refeições destacando a importância das fibras. Consumo de carboidratos refinados como massas, pães e doces deve ser restringido pois são alimentos pouco nutritivos e muito calóricos, contribuindo para doenças como diabetes, colesterol e obesidade.

- Indica alto consumo de frutas e vegetais. A recomendação é de pelo menos 1 porção de cada um destes ao dia, folhosos verde-escuro, amarelos e alaranjados, vermelhos, legumes e cítricos.

- Destaca a importância da atividade física (detalhe da escada lateral à pirâmide) e controle do peso como fatores de prevenção de doenças.

Montando uma refeição balanceada

Uma refeição balanceada, seja de café da manhã, almoço ou jantar, deve incluir três grupos de alimentos principais:

Carboidratos: cereais, pães, arroz, massa ou batata

Proteínas: carnes, aves, peixes, feijões, castanhas ou laticínios

Vegetais ou frutas: saladas, legumes cozidos, frutas grelhadas

Comentários

Postagens mais visitadas