UMA PESSOA SEM BLOQUEIOS (Seijiro Higasi, 1989)

Eu diria que este texto revela uma pessoa muito evoluída...
Vale a leitura atenta até o final...
Deveria ser um mantra para todos nós..... Um dia eu chego neste nível de elevação. Isso é quase um nirvana!


Uma pessoa sem bloqueios é diferente dos indivíduos comuns. É gente que gosta praticamente de tudo que se refere à vida. Têm entusiasmo pela vida e desejam tudo que possam tirar dela. Não se trata de fingir que gostam, mas de uma sensata aceitação das coisas como são e de uma grande capacidade de sentir prazer nessa realidade.

Não se queixam de nada. Se chove, elas gostam disso. Se faz calor, procuram aproveitar, em vez de reclamar.Cometem erros mas não gastam seu tempo desejando que não os tivesse cometido. Somente tentarão não repeti-los. Completa liberdade de sentimento de culpa é uma das características destas pessoas. Sabem que nenhum sentimento de culpa alterará fatos passados e que é melhor aprender com eles do que se lamentar.

Sabem que sentir-se infeliz no momento presente apenas reforça uma auto-imagem negativa.Nunca se aborrecem com ninguém. Em vez de se zangarem apenas mudarão de assunto ou irão embora. É gente que não sabe se preocupar. Situações que deixam angustiadas outras pessoas apenas afetam levemente estes indivíduos. Não são necessariamente calmas, mas não estão dispostas a gastar os momentos presentes agonizando-se por causa de coisas sobre as quais não tem controle.

Adoram a ambigüidade e o desconhecido. Procuram experiências que sejam novas e com as quais não estejam familiarizadas, sem receios. Saboreiam o agora em toda a sua plenitude atual e quando chega o futuro, colhem nele também. E sabem que a vida já vivida está exatamente já vivida e que nada mudará este fato.

É gente impressionantemente independente. Vêm a independência como algo superior à dependência em todos os relacionamentos. E querem que aqueles que gostam sejam independentes, que façam suas próprias escolhas, que vivam sem apoios ou dependências. Tampouco impõem valores às pessoas que gostam e, estimulam, desde o início, a autoconfiança.

Por outro lado, gostam às vezes de ficar a sós e farão grande esforço para garantir sua privacidade e que sua intimidade seja protegida. São capazes de viver sem a aprovação e o aplauso dos outros. Apreciam o aplauso é claro mas não necessitam dele. Dizem exatamente o que pensam, sem ferir sentimentos, e tomarão as coisas ditas pelos outros, sem barreiras, para avaliá-las, segundo seus valores e utilizá-las para seu desenvolvimento.

Não são rebeldes, mas fazem suas próprias escolhas, mesmo que não seja a escolha da maioria. Ignoram regras mesquinhas quando elas não têm sentido, mas, se elas são importantes para os outros, as aceitam tranqüilamente.

Acham graça em praticamente todas as situações mas nunca usam o ridículo para provocar o riso. Não se riem das pessoas, riem com elas. Têm uma maneira natural de viver e apreciam o mundo. Amam as flores, os animais, o crepúsculo, as montanhas e praticamente tudo que é da natureza. Vivem em paz com a natureza mas podem viver muito bem no mundo dos homens.

Os problemas que imobilizam tantas outras são apenas obstáculos a serem vencidos, sem grande envolvimento emocional, sem nada ter a ver com o que são ou não são como pessoas. Não são ameaçadas por acontecimentos, idéias ou pessoas. Esta característica pode torná-las ameaçadoras para os outros.

Estão sempre empenhadas em trabalhos que poderão tornar a sua vida e a dos outros mais agradáveis.Não notam a diferença física entre as pessoas, inclusive de raça, tamanho ou sexo. E não julgam os outros pela aparência. Nunca saem por aí se queixando de dores de cabeça ou de doenças que as afetam. Gostam de si mesmas e por isso tratam bem de seus corpos como um sistema de vida.Sabem que são responsáveis pelos seus próprios mundos, assim como os outros são responsáveis pelos seus. E lidam com o mundo como ele é e não como gostariam que fossem.

Não falam de si, nem se censuram. Também não gastam tempo falando mal dos outros. Não falam sobre as pessoas, falam com elas. Não têm tempo para maquinações mesquinhas em relação à vida dos outros, pois estão ocupadas em viver sua própria vida.

Têm autodisciplina mas não têm necessidade de ver as pessoas e as coisas enquadradas. Se nem todas as coisas são como preferiam que fossem, também está bem.

São criativos e flexíveis e encaram de maneira especial tudo que fazem e o resultado é uma abordagem criativa de todas as coisas.O tédio não faz parte da vida delas. Todos os acontecimentos da vida apresentam oportunidade de sentir, pensar, fazer e viver, e elas aplicam toda sua energia nisto.

Nunca se portam de maneira superior ou esnobe, pois nunca se sentem assim. Procuram aprender mais e mais. Cada pessoa, cada objeto, cada acontecimento, representa uma oportunidade para aprender.

Não têm receio de falhar. Assim tentarão tudo, participarão de tudo e nunca terão medo de ter de se explicar. Não tentam impressionar outros, não se vestem para a aprovação alheia, nem se dão ao trabalho de ter de se justificar.

Não gostam de discutir, nem são debatedores exaltados. Apenas expõem seu ponto de vista, ouvem o dos outros e não tentam forçar os outros a terem a sua mesma opinião. Apenas esforçam-se para modificar situações que não lhe agradam.

Parecem não ter uma fronteira em especial. Ao contrário, vêem-se como uma parte da humanidade.

Quando alguém tem mais privilégios, vêem isso como um benefício para esta pessoa e não como uma coisa a ser invejada. Em uma disputa, querem ser vitoriosos, por seus próprios meio, mais do que ganhar pelas falhas dos outros.

Não são livres de problemas mas são livres de auto-piedade, comiseração ou outros sentimentos paralisantes. Nem têm prazer nas infelicidades e fracassos alheios.

São pessoas felizes, enfim, embora não corram atrás da felicidade.Vivem sem bloqueios e a felicidade resulta disso.

Comentários

Postagens mais visitadas