O "X" da Nota


Entrei em uma turma para entregar um bilhete importante e o professor estava em pé na frente da sala dando as notas que os alunos tiveram na avaliação do trimestre.
Nunca havia parado para pensar sobre este tipo de conduta.
Me lembro no meu tempo de escola de ficar ansiosa e muita vezes constrangida por não ter atingido uma média alta para poder comparar com os colegas. Sim, porque é isto que eles ficam fazendo neste momento.
Mas o engraçado é que só agora, quase chegando aos 40 anos, que resolvi discorrer sobre o "X" da nota anunciada a plenos pulmões.
Parem e pensem comigo.
O piá estuda sozinho, não pode colar porque é preciso avaliar o seu conhecimento (e de mais ninguém em conjunto) e na hora de receber o resultado do seu desempenho é o grupo que sabe a sua nota! Vem cá, a nota não é só dele? Não é mérito único e exclusivo dele (deixa eu me iludir e pensar que o piá em questão não cola!)? Por que o professor acha que tem o direito de divulgar seu desempenho aos quatro ventos?
Olha, mais de 20 anos que saí do colégio e esta prática ainda se faz presente nas salas de aula.
Podem vir pedagogos, psicólogos e afins da área da educação querer me justificar esta prática ou anatematizar meu discurso. Mas o meu coração de educadora hoje não acha isso bacana.

Comentários

Postagens mais visitadas