Dica do dia!
A recém-lançada coleção Filosofias: o prazer do pensar, da editora WMF Martins Fontes, já conta com quatro livros publicados, estando o quinto logo mais disponível nas livrarias, e tem como mote o desenvolvimento do interesse em ler e pensar dos alunos. De acordo com a própria editora, o foco da seleção de livros é facilitar a vida do professor – tornado-se uma ferramenta de auxílio na sala de aula e, ao mesmo tempo, uma fonte instigadora nos jovens leitores. A coleção, em termos de público-alvo, se destina ao Ensino Médio – estando de acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação – e aos cursos básicos das faculdades brasileiras.
No primeiro volume da coleção, Boas vindas à filosofia – Vol. I, a filósofa brasileira Marilena Chauí apresenta ao leitor o mundo da filosofia, analisando a atividade filosófica e as suas diferentes definições ao longo da história.
Já no segundo livro, Argumentação a ferramenta do filosofar – Vol. II , Juvenal Savian Filho discorre sobre o instrumento básico do pensamento filosófico: a argumentação. De maneira prática, mostra como a análise dos raciocínios é fundamental para um pensamento coerente.
O terceiro, Corpo e mente – Vol. III, de Silvana de Souza Ramos, baseia-se no pensamento de dois grandes filósofos (René Descartes e Maurice Merleau-Ponty) para investigar o que é o ser humano. Valendo-se da discussão sobre as relações entre pensamento e percepção, a autora traça as linhas mestras da herança cartesiana – as quais separam a experiência corpórea do exercício da reflexão – de modo a esclarecer as formulações de Merleau-Ponty acerca de uma possível fenomenologia da percepção. Ao longo do livro, são desvendadas as concepções de homem defendidas pelos dois filósofos.
No quarto e o último volume até então publicado, O tempo – Vol. IV, Fernando Rey Puente se propõe a tratar de um dos grandes enigmas da história da filosofia: o tempo. Será ele apenas a cronometragem convencional de acontecimentos ou será uma experiência interna dos indivíduos? Essas são algumas das questões abordadas pelo autor.
SOBRE O PROJETO
A Coleção Filosofias: o prazer do pensar, é organizada e dirigida pelos filósofos Marilena Chauí e Juvenal Savian Filho. O intuito, de acordo com os editores, é formar uma coleção que prime pelo senso de reflexão dos leitores em vez de simplesmente transmitir-lhes dados enciclopédicos. Ao todo, serão 40 livros publicados ao longo de quase três anos, estando o último programado para 2013. SOBRE OS AUTORES
Marilena Chauí é uma das mais destacadas intelectuais brasileiras e professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Juvenal Savian Filho, é doutor em Filosofia pela USP e professor da Universidade Federal de São Paulo. Fernando Rey Puente, doutor em Filosofia pela Unicamp, com pós-doutorado em Paris, é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Silvana de Souza Ramos, doutora em Filosofia pela USP, é autora de vários artigos especializados.
Comentários
Postar um comentário