Sócrates, O peripatético que nos ensinou a Humildade
Se ele realmente existiu ou se não passou de um mito, pouco importa. O Oráculo de Delfos sabia o que estava dizendo ao fazer referência a ele, como sendo o maior sábio da face da Terra.
Filósofo simples, pobretão e esquisito que viveu a ascensão de uma Atenas que se vangloriava de suas conquistas e riqueza cultura, Sócrates foi capaz de mudar o rumo do pensamento humano. Com seu método de perguntas e do diálogo, foi capaz de mostrar o quanto ele próprio e a humanidade eram ignorantes.
Sobre a ignorância ele dizia que o ignorante é aquele que desconhece a possibilidade de um outro conhecimento. Que ironia, não?! E daí surge a célebre frase: "Só sei que nada sei" e com esta frase ele nos deu uma grande lição de humildade.
Não é preciso dizer que com este seu jeito atrevido, acabou despertando a ira de muito arrogante que circulava por Atenas. Quando provocado, não revidava, mostrando sua sapiência. Apenas respondia: "Não se costuma revidar contra os jumentos que nos escoiceiam".
Em 399 a.C Sócrates foi acusado de desrespeitar os Deuses e corromper os jovens atenienses. Condenado a morte por envenenamento, no dia da sua execução reuniu-se com os amigos e colocou-se a filosofar.
Grande modelo de conduta humana, o que sabemos dele encontra-se nos textos de seu maior discípulo, Platão.
Nos dias de hoje, onde nós educadores, vivemos rodeados de jovens (que vivem a era do Google), levanto as seguintes questões:
As metodologias hoje utilizadas pelas escolas não deveriam ser repensadas? A formatação das salas de aulas seguem as mesmas! Será que não está na hora de constatarmos a nossa ignorância e buscarmos a possibilidade de novas práticas de ensino?
Comentários
Postar um comentário